Competitividade Empresarial

A competitividade empresarial resume-se á obtenção de uma rentabilidade igual ou superior às empresas concorrentes no mesmo ramo de mercado.

Constantemente, novos competidores entram para o mercado. A entrada destes depende das barreiras existentes á sua entrada:

-Economias de escala;

-Lealdade às marcas existentes;

-Regras governamentais;

A economia de escala resume-se aos custos das vantagens associadas às grandes operações, ou seja, produção em grande quantidade, compra de muita matéria-prima, fazer uma gestão mais eficaz dos recursos da empresa. Normalmente as novas empresas que entram no mercado, têm custos mais elevados em comparação às empresas já existentes no mercado e isso causa-lhes grandes dificuldades.

A lealdade às marcas existentes resume-se á preferência do cliente, por uma marca já existente no mercado. Para as novas empresas “cativarem” os clientes, terão que fazer grandes investimentos em publicidade para chamar a atenção do público.

As regras governamentais podem, por vezes, criam sérios entraves á entrada das empresas no mercado. Algumas áreas têm regras muito restritivas e muitas das empresas não podem suportar estes requisitos.

No geral, num clima de grande rivalidade entre competidores, cria-se um meio ameaçador aos gestores, o que lhes trás dificuldades em obter os recursos necessários às empresas.

Se o clima for de baixa competitividade, os gestores terão melhores oportunidades para garantirem os recursos necessários para cumprirem os objectivos. (Wikipedia, 2010), (Gareth R. Jones, 2009)